Arrumando a Mochila para Acampar [Ramo Lobinho]

 

O acampamento ou acantonamento é uma das atividades mais apreciada pelos lobinhos. Experimentar a vida ao ar livre, em meio a natureza é algo muito gratificante para os lobinhos. A diferença entre acampamento e acantonamento é que no primeiro, os lobinhos dormem em barracas ao ar livre, já no segundo, os lobinhos dormem em uma área coberta, como um galpão, casa, etc. O restante das atividades são as mesmas para ambos os eventos.

Para que um lobinho não tenha dificuldades em um acampamento, é fundamental que ele conheça o material individual necessário para cada tipo de atividades, assim como, saiba organizar a sua mochila adequadamente.

Inicialmente, a mochila do lobinho não deve pesar mais que 20% do seu peso, isto é, se o lobinho pesar 30 kg, a sua mochila deve pesar, no máximo, 6kg. O tamanho da mochila também é importante, não deve ser muito grande, pois isso pode dificultar o seu transporte e a mobilidade do lobinho dentro da floresta.

A mochila ideal para qualquer atividade de campo deve ser impermeável, resistente e com alças largas para não machucar os ombros dos lobinhos.

Abaixo segue uma sugestão do que levar em sua mochila para um acampamento de 2 dias:

Vestuário:
– uniforme lobinho completo
– casaco para frio
– 2 cuecas ou calcinhas
– 2 pares de meias
– 2 pares de tênis
– 1 par de chinelos
– 2 calças
– 2 bermudas
– 2 moletons
– 2 camisetas
– capa de chuva
– gorro (para uso em locais frios)
– roupa de banho (calção, sunga ou maiô)
– boné

Material de higiene:
– toalha
– sabonete
– escova e creme dental
– xampu
– escova para cabelos ou pente
– protetor solar
– repelente de insetos

Material para comer:
– prato de plástico
– caneca de plástico
– talheres (garfo, faca e colher de sopa)
– cantil

Material para dormir:
– saco de dormir
– isolante térmico (para dormir no chão ou se o local
for muito frio ou úmido)

Para facilitar a sua vida coloque os materiais dentro de diversos sacos. Assim você poderá tirar o saco que contém o que você precisa sem desmanchar toda a sua mochila. Abaixo segue um exemplo de organização:
– saco de roupas
– saco de sapatos
– saco de higiene
– saco de materiais para comer
– saco de roupas sujas (onde você vai colocando as peças de roupas usadas durante a atividade)

Procure colocar as coisas de uso frequente em locais de fácil acesso, como os bolsos laterais ou superiores da sua mochila. O peso deve estar bem distribuído em ambos os lados. O material mais pesado deve ficar no centro contra as costas. Evite carregar coisas penduradas na mochila, pois pode dificultar a sua mobilidade na floresta.

Uma dica importante é sempre conversar com o seu Akelá para saber sobre a previsão do tempo, o local da atividade, etc. para saber exatamente o quais os materiais individuais serão necessários.
Outra dica importante é que “o acampamento sempre começa em casa” – isso quer dizer que o lobinho deve ser muito bem organizado para não esquecer de nada importante que possa prejudicar o seu bem estar durante a atividade.

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens